A casa é sua

Um blog para quem adora viajar e planejar viagens



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como ir do aeroporto de Istambul até o seu hotel

Istambul tem dois aeroportos: Ataturk, que é o mais próximo do centro da cidade (fica a 25 km), e por onde chegam os voos diretos do Brasil, e o de Sabiha, que fica a 50 km de distância do centro. Todos os voos que peguei saiam do aeroporto de Ataturk ou chegavam nele. Achei que seia uma roubada comprar passagens com saída ou chegada de Sabiha, porque é muito longe e, ao que parece, bem demorado de chegar lá.

Se você também vai chegar por Ataturk, aí vão as dicas para sair de lá e ir para o seu hotel de transporte público, caso você esteja hospedado na região de Sultanahmet. Você gastará 4 liras turcas (uma passagem de metrô, de 2 liras, mais uma passagem de bonde, de 2 liras).

Ao sair no saguão de desembarque do aeroporto de Ataturk, troque alguns euros pela moeda da Turquia, que se chama Nova Lira Turca (em inglês é Turkish Lira, ou a sigla TL). Uma lira turca vale praticamente a mesma coisa que R$ 1.
Trocou dinheiro? Siga as placas que dizem Metro. Você vai descer uma escada, passar por portas de vidro, virar à direita, e continar seguindo as placas Metro até chegar na estação do metrô que fica dentro do aeroporto, chamada Havalimani.

Agora você terá que comprar a passagem de metrô+bonde para ir até o albergue. Como faz isso? Você pode procurar por maquininhas que vendem Jetons (jeton é como os turcos chamam a passagem de trem ou metrô, ou bus), como essas que estão neste post aqui. As maquininhas são chamadas de Jetonmatik. Se você vir uma maquininha com as palavras “Arızalıdır” ou “Hizmet dışı”, é porque ela está quebrada. As maquininhas aceitam moedas e notas, e as instruções estão em turco, inglês ou alemão. Algumas aceitam cartão de crédito.

Você vai ter que comprar 2 Tokens (pelo que entendi, token é passagem em inglês) por pessoa. Cada token custa 2 TL.

Você vai inserir 1 token na catraca, descer uma escada/elevador e pegar o metrô no sentido Aksaray. Você está na estação final, então não tem como pegar o metrô no sentido errado, todos os vagões que passarem vão para Aksaray.

Desça na estação Zeytinburnu, que é a sexta estação. Lá, saia do metrô, pois você vai pegar um Tram (ou bonde). Vai ter que passar por outra catraca e colocar aquele segundo Jeton que você comprou no aeroporto. Pegue um Tram que vá para Eminonu ou para Kabatas (Eminonu e Kabatas ficam na mesma linha). No meu caso, desci na estação Gulhane, que é a 17a estação, onde ficava o meu albergue. Levei uns 45 minutos para ir do aeroporto ao albergue de transporte público.


Bonde de Istambul. Foto: Marcelle Ribeiro


O mapa do metrô e bonde de Istambul está neste post aqui.

Quando fui embora de Istambul, optei por ir de transfer até o aeroporto, pois meu voo saía muito cedo e o metrô não estaria funcionando. Paguei 5 euros (euros e não liras, preste atenção) para pegar o transfer oferecido pelo albergue. Chegamos em uns 25 minutos de carro.



5 comentários:

Suelen disse...

òtimas dicas! Post suuuper útil!
Quando for lá, já não me perco mais! rsrsrsrs!

Beijus!

Anônimo disse...

QUE ÓTIMO! VOU P/ LÁ EM MARÇO/2013.VOU EXPERIMENTAR SUA DICA, MUITO OBRIGADA

Anônimo disse...

Oi Marcelle, em qual albergue vc ficou em Istambul?

Anônimo disse...

Ótimo post!
Foi muito útil pra mim!
Obrigado!

Viagens Across the World disse...

ótimo post!!!
é uma coisa que parece difícil mas com uma explicação tão detalhada assim não há como errar!!!

bjusss